quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Conheça a Rap'n Roll


Fundada em 2007, em meio a uma história de pura coincidência, a Rap'n Roll possui um estilo próprio,
que une as pegadas de diversos gêneros do Rock/Heavy com o Rap menos focado.
Riffs agressivos junto a vocais rápidos e letras que refletem sobre a situação social do Brasil são a base da banda, que é nova no cenário musical Baiano e promete conscientizar muita gente.

Lean Seixas (Voz)
Jansen Grizenti (Guitarra)
Luís Fernando (Baixo)
Lucas Portela (Bateria)

Site:
www.palcomp3.com.br/rapnroll
(com todas as faixas do CD Demo "Indignação" na íntegra)

Contato:
bandarapnroll@gmail.com

Manda pra cá, que a gente divulga!

O Interconexão é um blog criado pelos
Centros Interdisciplinares - CENINT
Tem como objetivo trocar informações i
nteressantes e do interesse de
estudantes do Ensino Médio.
Você gostaria de publicar
alguma informação neste blog?
Envie um email para:
interconexao123@gmail.com
Sua mensagem será avaliada para postagem.
Aguardamos suas mensagens, sua visita e seus comentários.

http://bloginterconexao.blogspot.com

terça-feira, 26 de agosto de 2008

UFBA anuncia datas de prova e lista de isentos do vestibular 2009

Mirela Portugal
Universidade Federal da Bahia (UFBA) divulgou nesta terça-feira, dia 26, a lista definitiva de candidatos beneficiados com a isenção da taxa de inscrição do vestibular 2009. Os candidatos não beneficiados com a isenção poderão abater R$ 5 do valor da taxa de inscrição do vestibular.Confira a lista dos beneficiados com a isenção total da taxa As inscrições para o vestibular 2009 abrem na próxima terça, dia 2, e serão encerradas dia 15 de setembro, pela internet ou em postos de atendimento. A taxa é de R$ 85. UFBA NOVA - Ao se inscrever, o candidato deverá escolher entre três opções: Curso de Progressão Linear (CPL); que são os cursos tradicionalmente oferecidos na UFBA; curso Superior de Tecnologia (CST) e Bacharelado Interdisciplinar.Para os optantes do CPL, o vestibular será em duas fases, como no modelo tradicional da instituição. A primeira fase é de caráter genérico e eliminatório, com provas objetivas de múltipla escolha, e a 2ª fase de caráter específico e classificatório, com provas discursivas, de redação e de habilidade específica. Os exames da primeira fase serão nos dias 16 e 17 de novembro e os da segunda fase entre os dias 14 e 19 de dezembro.Para os vestibulandos dos modelos CST e BI, a prova do vestibular será em uma única fase, exatamente igual à 1ª fase dos CPL, com as mesmas normas, critérios de seleção, programas e provas. Elas também serão aplicadas nos dias 16 e 17 de novembro.
O cartão de confirmação de inscrição, que terá o local de realização das provas - estará disponível na internet a partir do dia 4 de novembro. Mais informações: (71) 3283-7820.
Fonte: www.atarde.com.br

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Projeto Livro Livre Salvador Fazendo o Povo Pensar

Criar e fortalecer o hábito da leitura. Este é o objetivo do Projeto Livro Livre Salvador Fazendo o Povo Pensar, que está aberto à participação popular de 25 a 30 de agosto na Praça Divaldo Franco do Shopping Center Iguatemi. Na programação, contação de histórias para crianças, literatura de cordel, orientação para conservação preventiva de documentos, criação de quadrinhos e mediação de leitura. Haverá também distribuição de livros às 11h30, às 15 e às 17h30. O projeto, criado em março deste ano pelo Núcleo de Extensão do Instituto de Ciência da Informação da UFBA (ICI), conta com a participação efetiva da Edufba. 

No dia 25, o ICI será a instituição responsável pela programação, que terá a participação da Faculdade de Educação (Faced). Este projeto está em atividade desde sua criação na Praça do Campo Grande, onde os livros são deixados em bancos das praças, ônibus etc., sempre obedecendo ao lema "leia e passe adiante". A iniciativa conta ainda com a participação da comunidade e agrega diversas instituições educacionais e ligadas à cultura e à leitura. Mais informações: marilene@ufba.br.

Fonte: www.ufba.br

sábado, 23 de agosto de 2008

SEC e UFBA: I Simpósio Internacional do Ensino da Matemática no Estado da Bahia

SEC-BA e UFBA realizam I Simpósio Internacional do Ensino da Matemática no Estado da Bahia

18 e 20 de setembro

Objetivo: “atualizar e difundir o conhecimento matemático entre professores e alunos através da incorporação de novas tecnologias.”

Inscrições: até o dia 17 de setembro e podem ser feitas no Instituto de Matemática - PAF I, da UFBa, que fica na Rua Ademar de Barros, s/n, Ondina. Ou ainda, pelo site www.oimba.com.br

Podem participar: professores e estudantes de todo o Estado, sejam do ensino médio, fundamental, graduação ou áreas afins. 

Atividades do Simpósio: palestras, conferências, mini-cursos, mesas-redondas, oficinas, comunicações e sessões de trabalho sobre problemas da Matemática, com o intuito de fomentar o entendimento e fortalecimento do ensino da disciplina, além da aproximação da Universidade com a Educação Básica.

O Simpósio faz parte da programação da 23ª Olimpíada Ibero Americana de Matemática, que será realizada de 18 a 28 de setembro, em Salvador, e vai reunir alunos e professores dos 23 países Ibero Americanos.

UFBA - Edital Vestibular 2009 e Bacharelados Interdisciplinares

Já saiu o edital de inscrição para o vestibular UFBA 2009.

Informações:

www.vestibular.ufba.br/

Você quer mais informações sobre os Bacharelados Interdisciplinares?

Entrevista do Jornal A Tarde com a professora Márcia Pontes, coordenadora das ações acadêmicas do Reuni na Bahia

A TARDE | Professora, quanto ao aproveitamento dos créditos, se um aluno ingressa no bacharelado interdisciplinar e depois desiste, ele aproveita o tempo cursado ou só aproveita quem concluir o curso?

Márcia Pontes | Os créditos são aproveitáveis. A passagem de um tipo de curso para outro será com base nas mesmas regras adotadas hoje no processo de vagas residuais. (...)

AT | No caso do aluno que conclui o bacharelado, ele vai ter de passar por outro processo seletivo ou vai haver uma seleção por desempenho?
MP | (...) para 2012, a universidade vai reservar um percentual de vagas de no mínimo 20% para receber os alunos com diploma do BI em áreas de concentração que tenham correspondência. (...) 

AT | Então, será uma transição automática?
MP | Automática. O estudante apresenta o diploma e reservamos uma vaga para ele. (...) 

AT | Sabemos que os BI foram inspirados em modelos da Europa e EUA. Mas o que há de resultados concretos que serviram como base para os bacharelados serem trazidos para Ufba?
MP | O modelo é mais dos EUA do que europeu. Eu diria que existem várias razões. (...)

Leia entrevista na íntegra:
www.atarde.com.br/vestibular/entrevistas/noticia.jsf?id=928756

Convite


XI ENCONTRO DE MATEMÁTICA
Realização: Instituto de Matemática - UFBA

Vamos?!

Convido você a marcar presença neste evento.
Alguns argumentos favoráveis a esta atividade extra-classe:
- contato com modelos matemáticos concretos;- ampliação intelectual e cultural;- aproximação com a UFBA;
- estímulo à investigação da Matemática.

Local do encontro: na área externa, em frente ao Instituto de Matemática
Onde fica: Ondina (próximo ao Zoo), ao lado do Pavilhão de Aulas da Federação - PAF
Horário do encontro: 09:00 horas
Período da atividade: 09:30 às 12:00 horas

Conheça a proposta:
"(...) Como parte do Encontro, haverá no dia 02 de setembro de 2008, uma exposição do acervo do laboratório de Ensino de Matemática e Estatística da UFBA (LEMA-UFBA), de 9:30h às 17:00h. A exposição estará aberta ao público, em particular às escolas, com mais de 150 modelos concretos. Na exposição haverá também experimentos de física do instituto de física da UFBA.
Saiba mais:
www.gnulinux.im.ufba.br/bin/view/DAMAT/EncontroMatematica

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

ENEM: MEC DIVULGA CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o cartão de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela internet. Para fazer a consulta é preciso informar o número do CPF ou o número do acompanhamento presente na inscrição online.

O cartão de confirmação contém data, hora e local de realização da prova. Além da versão on line, os alunos receverão o documento em casa, pelos Correios. Caso algum dado esteja errado, deve ser corrigido com o fiscal no dia 31 de agosto, quando acontece a avaliação, 

Prova – O Enem será aplicado em 1.400 municípios. Os estudantes terão 5h para responder o exame de 63 questões de múltipla escolha e fazer uma redação.

O resultado será divulgado na primeira quinzena de novembro. Com a nota no Enem, é possível pleitear uma das bolsas do Prouni.

As dúvidas sobre a prova podem ser esclarecidas gratuitamente no número 0800-616161, do Fala Brasil.

Ronney Argolo 

www.atarde.com.br

domingo, 17 de agosto de 2008

A História da Moeda no Brasil

Local: Foyer da Agência Banco do Brasil
Endereço: Av. Estados Unidos, 561
Horário: De Segunda a Sexta-feira, das 10h às 16h
Em comemoração aos 200 anos do Banco do Brasil, o CCBB Itinerante apresenta em Salvador, entre os dias 19 de agosto e 05 de setembro, no foyer da Agência Av. Estados Unidos, a exposição A História da Moeda no Brasil. Objetos empregados em diferentes momentos históricos do País como mediadores das relações comerciais são dispostos como evidências das diferentes fases do comércio e das finanças no Brasil.

Parte da coleção numismática do BB, as moedas tornam-se, em sua disposição, marcas de um determinado período, sejam as cunhadas por espanhóis, holandeses e portugueses, sejam as adaptadas para lugares com dificuldades de acesso, onde a moeda não chegava e, consequentemente, ganhava outra forma, embora com a mesma função.

Também estarão expostas as diferentes cédulas, de diferentes projetos e momentos da economia brasileira, com seus diferentes sistemas monetários, suas mudanças de nome e de aparência do dinheiro. O Banco do Brasil é um dos vetores dessa História, iniciada ainda no século XVI, em 1568, quando Dom Sebastião determinou a circulação de moedas portuguesas na terra descoberta em 1500.



Guia de Profissões

É difícl escolher uma profissão? 

Conheça o Guia de Profissões da

Secretaria da Educação do Estado da Bahia

http://www.sec.ba.gov.br/guia_profissoes/guia_profissoes.htm

ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CONCORREM A UMA VIAGEM À BOLÍVIA

Estudantes do ensino médio, de escolas públicas e privadas, nascidos nos anos de 1991 e 1992, já podem se inscrever no concurso histórico-literário Caminhos do Mercosul 2008 

O tema é Lagos, Salares e Culturas na Rota do Sol, definido pelo Ministério da Educação da Bolívia, que é o coordenador do concurso neste ano.

O prazo da inscrição em cada estado da Federação e no Distrito Federal é 10 de setembro e o prêmio é uma viagem de 13 dias, de 17 a 29 de outubro, para conhecer, entre outras belezas, o lago Titicaca e cidades como Laz Paz, que é a capital do país, Sucre e Potosí. Em cada país do Mercosul - Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Uruguai e Paraguai - serão selecionados cinco estudantes que farão, juntos, a viagem. O concurso é uma promoção do Setor Educacional do Mercosul (SEM) em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a cultura (OEI).

No folder (http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/foldercaminhos.pdf) estão as informações sobre o tema e os subtemas, o formato dos trabalhos e a ficha (http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/caminhosmercosul.pdf) de inscrição.

sábado, 16 de agosto de 2008

4º PRÊMIO CONSTRUINDO A IGUALDADE DE GÊNERO

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, uma parceria entre a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem).

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, parte integrante do Programa Mulher e Ciência, é uma proposta que busca estabelecer as bases para mudanças culturais profundas e um mundo de plena eqüidade de gênero. O Prêmio tem como objetivo estimular a produção científica e a reflexão sobre as relações de gênero no país e promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas.

Estudantes do ensino médio e de graduação e de pós-graduação podem participar. As alunas e alunos do ensino médio premiadas(os) recebem computadores e bolsas de Iniciação Científica Júnior. As(os) estudantes de graduação recebem R$ 5 mil e bolsas de Iniciação Científica, enquanto as/os premiadas/os da categoria graduado recebem R$ 10 mil e bolsas de Mestrado ou Doutorado do CNPq.

As instituições a que pertençam as alunas e alunos do ensino médio premiadas/os recebem um computador, no valor estimado de R$ 2,5 mil, e uma assinatura anual dos Cadernos Pagu e da Revista Estudos Feministas. As inscrições estendem-se até o dia 31 de outubro de 2008 e deverão ser feitas por meio do site www.igualdadedegenero.cnpq.br ou pelos Correios, para os seguintes endereços: Categorias Graduado e Estudante de Graduação: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Serviço de Prêmios - 4º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, SEPN 507, Sala 203 - Brasília - DF - CEP 70740-901. Categoria Estudante do Ensino Médio: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM/PR) - 4º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero - Esplanada dos Ministérios - Bloco L - Edifício Sede - sala 200, 2º andar - Brasília - DF. - CEP 70.047-900

Informações complementares sobre o prêmio podem ser obtidas pelos e-mails:
Categorias Estudante de Graduação e Graduado - premios@cnpq.br
Categoria Estudante do Ensino Médio - mulhereciencia@spmulheres.gov.br

Seminário: Plano Nacional de Cultura


CURSO DIREITO, CONSUMO E CIDADANIA

Estão abertas as inscrições para o programa “Justiça Cidadã – Curso Direito, Consumo e Cidadania", promovido pelo Instituto Pedra de Raio (IPR). As interessadas e os interessados devem solicitar ficha de inscrição*, até o dia 16 de agosto, através do telefone (71) 3243-2375/3241-3851 ou pessoalmente na sede do Instituto.
O curso é gratuito e destina-se a integrantes de movimentos sociais, para que atuem como agentes multiplicadores do conhecimento jurídico. Entre os conteúdos práticos abordados está a elaboração de orçamento doméstico para auxiliar as consumidoras e os consumidores na defesa de práticas abusivas e evitar o comprometimento excessivo da sua renda.
Empoderar as pessoas no uso de seus direitos de consumidoras/es a partir do conhecimento e uso da Política Nacional de Consumo é um dos objetivos do curso.
Serão ministradas disciplinas como Conceitos Básicos e Princípios das Relações de Consumo; Publicidade e Oferta; Proteção Contratual; Práticas e Cláusulas Abusivas e Qualidade na Prestação de Serviços Essenciais.
* A ficha de inscrição está sujeita a aprovação.

Encontros: 23 e 24 de agosto (sábado e domingo), das 8:00 às 18:00
Local: Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN) - Rua Ribeiro dos Santos, nº42, Carmo, Pelourinho.
Mais Informações: Carla São Bernardo – Inscrições
Tel.: (71) 3243-2375/3241-3851/8816-9554/8898-8008
Tássia Correia - Assessoria de Comunicação
Contatos: (71) 3243-2375 / 9993-4144 - contato@pedraderaio.org

Cinema no Vestibular


Máquina do Som 2008



A Máquina do Som
Confira o que tem rolado em 2008!




















Uma Vírgula muda tudo...



Vírgula pode ser uma pausa... ou não.
Não, espere.
Não espere.

Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.
2,34.

Pode ser autoritária.
Aceito, obrigado.
Aceito obrigado.

Pode criar heróis.
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.

E vilões.
Esse, juiz, é corrupto.
Esse juiz é corrupto.

Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.

Uma vírgula muda tudo.


ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.
Campanha dos 100 anos da Associação Brasileira de Imprensa - ABI

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Fiquem Atentos

Cimena - Museu
Sissi - Uma serie de filmes de
ROMY SCHNEIDER





A Cidade CRIA
Mostra de ARTES CÊNICAS





SEMINÁRIO
História e Cultura Afro-Brasileira

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Casamento na Roça


Os Centros Interdisciplinares - CENINT têm marcado presença no programa A Máquina do Som, no teatro ACBEU - Vitória, nas tardes de domingo. Veja só o que os nossos maquinistas têm aprontado!

Olha o Casamento na Roça aí gente!!!!! 

Um grande show promovido pelos CENINT, que uniu educandos de dois Colégios: Landulfo Alves e Hamilton de Jesus. Verifique pelas fotos!

À direita, Renata dos Santos, do Colégio Costa e Silva, declamando o poema Amazônia.

Foi um verdadeiro Show!



Informação sobre ProUni

ProUni - Programa Universidade para Todos tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.

Criado pelo Governo Federal em 2004 e dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio

Maiores informações site: http://prouni-inscricao.mec.gov.br